quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Além do voto....


Dentro de poucos dias, estaremos definindo o destino do país para os próximos quatro anos, através da escolha da opção que a sociedade considerar mais viável assumir a presidência do Brasil e  o governo de cada estado da federação, além de membros do poder legislativo (deputados e senadores).
Bem, aqui não irei realizar apologia de nenhuma candidatura, até porque quem acompanha este blog, sabe que, como militante petista, eu já tenho minha opção eleitoral, porém, gostaria de ressaltar que é preciso discutir com profundidade a participação política de cada um de nós no dia a dia das questões do Brasil e do próprio planeta.
Começo ressaltando que o ato de votar é fundamental e significa um momento de consolidação da democracia no Brasil, que nunca mais deve passar pela experiência de golpes, que impeçam o povo de expressar sua vontade política, como o que ocorreu ma época da ditadura militar, implantada no país em 1964.
Mas é importante salientar que a consolidação da democracia no Brasil depende de outras questões além do ato de votar nos dias das eleições, entre as quais merece destaque a participação popular nas decisões das diversas esferas públicas, o que garantirá que os planos e projetos governamentais atendem o interesse da sociedade.
Compreendo que, sem a participação popular, a democracia no país se fragiliza e só beneficiará a elite social, como ocorria em tempos passados, aonde grande parte da população só votava nas eleições e depois ficava em segundo plano, não tendo seus direitos básicos respeitados.
A participação popular nos leva a construção de uma plena cidadania, com cada um de nós se tornando sujeito das decisões que diz respeito ao nosso dia a dia, possibilitando a construção de meios norteadores de debates políticos que possa ampliar o nível de consciência política da população e a busca de saídas para os grandes problemas que assolam a sociedade brasileira, aonde o capitalismo perpetua injustiças e exclusão social.
É importante lembrar, ainda, que a consolidação da democracia no país depende, também, da democratização de outras esferas da sociedade, como, por exemplo, os meios de comunicações sociais, os quais buscam atender os interesses da elite e não permitem que a classe trabalhadora ocupe um espaço de forma igualitária aos mais beneficiados socialmente.
A mídia atende os objetivos capitalistas e utiliza o argumento de “liberdade de imprensa” contra aqueles que se posicionam pela criação de mecanismos que assegurem o controle da sociedade sobre seu conteúdo programático, alegando que tal atitude representa um retrocesso e forma de censura, quando a única verdade é democratizar este instrumento primordial de qualquer sociedade.
A consolidação da democracia brasileira passa pelo respeito às diferenças dentro da sociedade, logo não se deve aceitar qualquer ato de intolerância através do combate radical as formas de preconceito seja racial, religiosa, sexual, social, entre outros, dando direitos iguais para todos e todas se expressarem ou posicionarem suas idéias e pensamentos.
Sendo assim, cabe fortalecer as lutas dos grupos sociais que queiram garantir seus direitos, para que o processo de discriminação ainda reinante no país seja, ao longo do tempo, algo superado, nos tornando uma sociedade realmente tolerante, respeitando o outro e também sendo respeitado.
Ainda deve ser ressaltado que a participação em órgãos representativos (sindicatos, associações e conselhos de classes) bem como o envolvimento nas lutas nos locais de moradia ou de estudo, são caminhos fundamentais para conquista de direitos e, logicamente, com a construção do processo democrático brasileiro, nos levando a uma sociedade igualitária e ambientalmente saudável.
O contexto acima indica que temos um longo caminho a percorrer para consolidação da democracia entre, não deixando, novamente, de ressaltar a importância do voto de forma consciente nos processos eleitorais que definem o destino do país, como ocorre agora no dia 03 de outubro.

Um comentário:

  1. PARABÉNS ADEMIR PELO TEXTO.
    COM RELAÇÃO A IMPRENSA , ME PARECE MORALISTA.
    TENS A ILUSÃO DE CONTROLE DO MERCADO E A LIBERDADE DE ESCOLHA É MUITO OUSADO E BELO . É PRECISO DEIXAR AS PESSOAS LIVRES. NO MAIS AS COISAS TENDEM A EQUILIBRAR-SE. A EDUCAÇÃO É UM CAMINHO TRANQUILO PARA ATENUAR A DESIGUALDADE.
    ESTAMOS NUMA SOCIEDADE IMPERFEITA POR ISSO BELA POIS HÁ MUITO POR FAZER E MAIS AINDA EM SER E ISTO SIGNIFICA FICAR NO PRESENTE COM A CABEÇA CONFIANTE NA VIDA . ESTA É A HUMANIDADE QUE TEMOS O RESTO É FICÇÃO OU PROJEÇÃO MELHORADA DE UM PASSADO DIFÍCIL. EVANDRO ARAÚJO

    ResponderExcluir