terça-feira, 23 de agosto de 2011

Aspectos necessários para sustentabilidade


Dando continuidade ao tema da sustentabilidade, que foi o último artigo aqui postado, existe necessidade de levantar reflexões sobre outros aspectos relacionados ao assunto e que são fundamentais para que tenhamos práticas sustentáveis nas relações humanas nos dias atuais e possa garantir o futuro da humanidade.
Entre tais aspectos, incluímos um dos problemas que assola a sociedade brasileira e a mundial, que se refere ao processo de discriminação racial, o qual provoca um muro de separação entre as pessoas, pois determinados seres humanos se julgam superiores a outros devido à cor de sua pele, se observando que a construção de um futuro sustentável para raça humana não cabe os atos de preconceitos raciais.
A exclusão social, como já mencionado no artigo anterior, é outro aspecto ainda presente entre nós e decorrente das mazelas do sistema capitalista, o que leva uma parcela da sociedade não usufruir dos bens de consumo da sociedade e não tendo seus direitos básicos respeitados.
O estado de exclusão social é uma barreira para ser superada, objetivando alcançar a sustentabilidade no interior da sociedade humana, pois ao mesmo tempo, encontramos seres humanos vivendo na miséria e outros seres mantendo um consumo exagerado, ocasionando um desequilíbrio nas relações destas duas camadas sociais.
A construção de caminhos sustentáveis depende também de se respeitar a opção religiosa de cada pessoa, não havendo espaços para atos de intolerância, nos quais muitas pessoas se sentem capacitadas para julgar que determinadas crenças são demoníacas e não devem ser respeitadas.
O respeito à opção de qualquer pessoa tanto do ponto de vista religioso, como cultural e sexual, proporcionará um avanço e solidez para o futuro, nos tornando mais tolerantes, aceitando que as diferenças entre nós é algo que contribui para o fortalecimento da sociedade, permitindo nos vermos iguais apesar das diferenças.
Na busca da sustentabilidade, compreendo que a democratização dos meios de comunicações é um passo fundamental para que se possa garantir o respeito às tradições culturais de cada região brasileira, através de uma programação voltada para o interesse do crescimento da população e não de interesse de grupos econômicos.
Além dos aspectos acima, verifica-se que a participação popular é fundamental para que qualquer mudança se consolide na sociedade, não podendo a referida participação se resumir ao fato de votar nas eleições visando à escolha de representantes do poder executivo e do legislativo.
A participação popular se faz necessária no debate de questões locais e globais, contribuindo para reversão das injustiças que ainda permeiam entre nós e proporcionando a construção de uma cidadania plena, o que evitará que sejam tomadas decisões contrárias ao desejo da maioria da população.
O alicerce da sustentabilidade dependerá da forma que a humanidade irá enfrentar os desafios de mudanças de hábitos, costumes e concepções de vida, passando enxergar que qualquer atitude negativa provocará atrasos na construção de novos procedimentos nas relações humanas, deixando um mundo cada vez mais tensionado para as futuras gerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário