quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Ética, indo muito mais além.....



Um dos grandes dons de algumas pessoas é o de transformar determinadas palavras em clichês, utilizando-as sem que haja um aprofundamento do significado prático das mesmas no sentido de provocar mudanças nas ações humanas.
Entre tais palavras, uma merece destaque a palavra “ética”, que, atualmente, compõe o linguajar dos debates e discursos nas diferentes esferas das relações humanas no Brasil, se tornando, inclusive, bandeiras de luta de alguns segmentos sociais.
É importante ressaltar que o presente texto não tem a pretensão de repassar ensinamentos teóricos sobre o que é “ética”, porém busca efetuar reflexões sobre os efeitos que seu uso prático, no dia a dia, poderia provocar na vida das pessoas, mudando comportamentos individuais e coletivos.
Não se pode deixar de registrar que, recentemente, a palavra “ética” vem sendo ressaltada constantemente pela mídia brasileira, notadamente as redes de televisão e os grandes jornais, devido ao chamado julgamento do chamado “mensalão”, o que a faz repercutir com maior intensidade no meio da sociedade.
Neste contexto, cabe uma primeira reflexão, será que há ética numa sociedade na qual grande parte das pessoas pensa a partir de reportagens em televisões e outros meios de comunicações? Uma sociedade, em que a mídia impõe seus interesses e vontades, pode se considerada eticamente constituída? Qual ética deve ser falada em ter com os meios de comunicações sobre a propriedade de grandes grupos econômicos?
Com referência as suas relações, muitos seres humanos vêm mantendo atitudes diferenciadas daquelas consideradas “eticamente corretas”, o que se verifica nos atos de discriminações social, racial, religiosa, sexual, assim como em ações de intolerância , que chegam a provocar guerras e morte, criando barreiras e obstáculos que impossibilitam a construção de espaços de convivência harmoniosa e fraterna.
A falta de ética no seio da sociedade humana é latente pelo processo de exclusão de uma camada de pessoas, que vivem sofrendo as consequências de um sistema econômico centrado na exploração e busca do lucro, conservando o pensamento de que o “ter” é muito mais importante do que o “ser”, o que deveria ser exatamente contrário.
O processo de exclusão na sociedade fica evidente na observação do uso dos benefícios decorrentes do avanço tecnológico da humanidade, verificando-se a necessidade de mudanças urgentes, norteadas por novos princípios éticos, que proporcionem uma plena cidadania para homens e mulheres. Os seres humanos não mantém uma postura prática do ponto de vista ético no seu relacionamento com meio ambiente, ocasionando a degradação dos recursos naturais de forma acelerada, sem haver uma preocupação com o futuro de sua própria espécie e das demais ainda existentes na natureza.
Além das questões coletivas, citadas acima, deve ser lembrado que o uso da palavra “ética” não pode ficar dissociada de atitudes individuais no dia a dia de cada ser humano, tanto na defesa de seus direitos como também no respeito as demais pessoas, evitando sempre a ideia de “tirar vantagem em tudo”, pois se alguém busca tal “vantagem’ sempre significa prejuízos para alguém e para a própria sociedade.
Finalizando, espera-se que haja transformações éticas na sociedade brasileira e na mundial, que levem a garantia de igualdade dos direitos e deveres das pessoas, independente de raça, cor, e fé religiosa, o que, certamente, significará melhores condições de vida em nosso país e no Planeta.

Um comentário:

  1. Fico pensando que para além da ética, como falar dela, se ainda temos diante dos nossos olhos, tanta degração e pessoas vivendo em niveis sub-humanos?
    Como cobrar ética para uma sociedade de crianças ainda morrem de fome??
    Precisamos repensar e de atitudes urgentes realmente para além da ética realmente!!
    Basta vermos seres morrerem de fome!!
    Dálete

    ResponderExcluir