domingo, 30 de dezembro de 2012

A sociedade e os castelos de areia



Antes de apresentar o texto, presto uma homenagem a Austro Queiróz, meu amigo e leitor do Blog, que morreu no mês de novembro na França, onde vivia desde a década de 1980. Ele era pernambucano e foi o fundador do Movimento Cultural Phênix, que não possui vínculos político e religioso, tendo raízes em Recife, Porto Alegre e São Paulo, além de cidades europeias. Participo do Movimento desde 1996 na capital pernambucana, recebendo muitos ensinamentos de Austro, a quem sempre terei muito de agradecer. Como diz Milton Nascimento: “Amigo é para se aguardar no lado esquerdo do peito...” E Austro sempre terá seu lugar especial lá....

Bem, vamos ao texto, pois a vida continua....


Chegando ao fim de 2012, começa-se a elaboração de planos e projetos e coletivos para o ano novo, verificando-se que tal elaboração, por mais simples que pareça, necessita de uma ampla reflexão sobre seu rebatimento no futuro da humanidade, analisando sua interferência na vivência prática das pessoas.
Caso se pergunte que planos e projetos se tem para o próximo ano, algumas pessoas diriam que são os melhores possíveis, cheios de harmonia, paz, saúde e de outras palavras voltadas para o entrelaçamento dos seres humanos numa sociedade fraterna.
Contudo, cabe uma reflexão se há espaço para uma sociedade fraterna dentro do atual processo de organização de vida dos seres humanos, que mantêm a divisão de classes sociais, com a exclusão de uma camada de pessoas impedidas de usufruir dos bens de consumo e que vivem em estado de pobreza e miséria, decorrentes das mazelas do capitalismo, sistema que valoriza as pessoas de acordo com seus bens.
Por mais otimista que se queira ser, não há condições de crer na construção de uma sociedade fraterna com a atual organização da vida humana, na qual se mantém as desigualdades sociais e práticas preconceituosas do ponto de vista racial, religiosa, sexual, observando-se que muitas pessoas se fecham em si, só olhando para seu umbigo, não vendo que há vidas em seu em torno e que necessitam se juntar aos seus semelhantes para mudar a realidade,
A tentativa de construção de uma sociedade fraterna dentro do estágio em vigor da sociedade não poderá se consolidar, diante a manutenção de relações sociais centradas no favorecimento das desigualdades e na falta de respeito entre os seres humanos, comparando-se aos castelos de areias erguidos na praia, que são destruídos pela onda do mar, por não possuírem bases de sustentação, logo não resistem às forças mais fortes.
A mudança de conduta da raça humana é fundamental para alcançar uma etapa superior das relações sociais, possibilitando, então, que se possa viver harmoniosamente, respeitando as diferenças, mas garantindo igualdade de condições de sobrevivência para as pessoas em cada área do planeta, não se permitindo que ainda haja seres humanos que morram de fome ou por falta de água.
Esta nova conduta depende de um novo conceito de ética entre as pessoas, que deve ser centrado no ser e não no ter, o que poderá contribuir para diminuir o espaço que separa os ricos e os pobres, juntamente com um relacionamento harmônico com o meio ambiente, lembrando que a preservação dos recursos naturais fundamental para continuidade de vida da própria raça humana.  
Compreendendo que o ano de 2013 é um grande momento para que se inicie a construção da uma nova sociedade e para tanto, deve-se colocar em prática o ensinamento da mitologia grega sobre o pássaro fênix, que “renascia das cinzas”, ou seja, que cada pessoa possa dar sua contribuição individual e coletiva para que a sociedade renasça das cinzas, revendo práticas, que levem a uma relação fraterna entre os seres humanos.

3 comentários:

  1. Outra esfera importante que precisa renascer das cinzas, é politica, com necessidades urgentes de sempres passarmos em revista.
    Tudo isso, que o texto comenta, é importante para todos os eixos da vida humana, inclusive, ou diria, a politica, porque a nossa útópia de uma sociedade mais justa, não sairá do discurso para prática, enquanto separarmos algumas partes e não olharmos outras.
    Que todo ser por inteiro, e não partes, renasça das cinzas, do perdão e acolhimento a si mesmo!!
    Agradecida pelo seu texto!!
    Dálete

    ResponderExcluir
  2. Acredito que a construção de uma sociedade fraterna parte do interior de cada ser humano, independente de status, raça, cor da pele, escolha sexual ou religiosa... parte do princípio de irmandade, de solidariedade, de valorização do ser humano... Não apenas o capitalismo é um obstáculo a esses conceitos, sendo ainda mais perigoso os valores cultivados no coração humano.
    Que o amor, a paz e o sentido da união reinem no coração de todos no ano de 2013 e sempre.
    Viviane Almeida!

    ResponderExcluir
  3. reflexão sobre quase tudo
    os castelos de areia, por a muito tempo serem construidos, já deveriam está preparados para as ondas que sempre, inexoravelmente sempre viram. nos preparemos para elas com muita paciencia e tolerancia,
    pois paciencia e tolencia não pode significar desistencia e sim persistencia se estamos certos não nos curvaremos nem nos deixemos levar pelas ondas, elas sempre virão.
    abraço imenso
    Moacir

    ResponderExcluir