sábado, 2 de março de 2013

Superação do invidiualismo: Indo além da utopia.....

Na postagem anterior deste blog, foi realizada uma análise sobre a valorização individual das pessoas, deixando em segundo plano a valorização coletiva, o que fortalece a idéia que se deve subir de qualquer forma, passando por cima de qualquer obstáculo, inclusive de outro ser humano, já que o importante é ter status social e acúmulo de bens.
A questão da individualidade além de ser tratada como algo natural por determinados segmentos sociais, tornou-se uma prática rotineira nas relações humanas, se escutando, constantemente, que “primeiro eu e depois os outros”, além de muitas pessoas viverem buscando tirar vantagens em tudo, só querendo garantir o que é de seu interesse.
Nessa ótica, as pessoas querem estar sempre na frente das demais, como se a vida fosse uma eterna competição, observando-se que, em diversos momentos, a aquisição de determinado produto não por necessidade do mesmo, mas para se possuir um melhor do que aquele de outra pessoa, buscando mostrar um ”grau de superioridade”, que é irrelevante e totalmente fútil.  
O individualismo reinante nas relações sociais provoca um processo de relacionamento irracional com o meio ambiente por parte dos seres humanos, que tendem a efetuar o uso inadequado dos recursos naturais, que são vistos como instrumentos de satisfações pessoais, através do consumo desenfreado de produtos diversificados.
É interessante observar o discurso ético de preservação ambiental, mantido pela maioria dos seres humanos, só se refere às ações de terceiros, não incluindo suas práticas individuais, que as julgam não serem prejudiciais e agressivas ao meio ambiente.
A manutenção de tal forma de relacionamento com o meio ambiente se torna impraticável, visto o nível de problemas que necessitam, urgentemente, ser contidos e revertidos, visando à garantia da continuidade de vida no planeta, com as futuras gerações humanas se encontrando seriamente ameaçadas.
Compreendendo a importância dos trabalhos de educação ambiental, observa-se, infelizmente, que grande parte dos mesmos ainda não faz uma abordagem profunda sobre os problemas ambientais provocados pelo individualismo das pessoas, salientando que a referida abordagem deveria se basear no questionamento da ideologia do sistema vigente na sociedade.
Deve ser ressaltado que as ações educativas só irão surtir efeitos a partir do momento que cada pessoa reveja suas práticas, avaliando que há necessidade de contribuir com o crescimento coletivo da sociedade e não só pensar em si próprio, como se fosse o centro do universo.
Dentro da pluralidade da sociedade, a construção de espaços e ações coletivas se torna um desafio permanente, devendo se quebrar barreiras e conceitos enraizados, como o machismo, preconceito racial, intolerância religiosa, entre outros, que se baseiam na individualidade e na superioridade de um ser humano sobre outro e, logicamente, sobre o meio ambiente.
Como um dos passos fundamentais para mudança dessa realidade, verifica-se que as pessoas não precisam concorrer e sim atuar em parcerias, acrescentando que é fundamental o reconhecimento das virtudes e não os defeitos de seus semelhantes, avaliando que qualquer ser humano tem sempre algo para contribuir com melhoria das relações humanas e do próprio planeta.
Certamente, a partir dessa atitude, as pessoas passarão a ser valorizadas pelo seu “ser’ e não pelo seu “ter”, proporcionando um avanço no relacionamento das pessoas, o que este blogueiro espera que não seja uma utopia e chegue a se tornar realidade, pois só assim, os seres humanos estão provando que são realmente racionais, efetuando mudanças que garantam a sustentabilidade socioambiental e a própria sobrevivência da espécie.

3 comentários:

  1. Oi, Amor
    Belo texto no teu aniversário!!
    Parabéns pelos dois!
    Dálete

    ResponderExcluir
  2. devemos iniciar por desteceirizar as pessoas, isto é no limite do egoismo e da dita não transgressão estão terceirizando o eu, quando se mostram como acima do bem e do mau, e tratam muito de uma etica inexistente no inicio, vejamos é isso ai!
    moacir

    ResponderExcluir
  3. A vida das pessoas tem se furtado simplesmente a colher status e se apoderar de tudo e todos a qualquer custo.Sabemos que isso tem essência no capitalismo que impera a vários e longos anos.é cada vez mais necessário de desprender das questões materiais e buscar fortalecer as ações de caráter coletivo,até porque,ninguém faz nada sozinho.Ai é que está as nossas devoções e busca pela educação integrada as demais políticas públicas com ações éticas, de solidariedade, fraternidade e amor próprio e ao próximo também. Parábens pelo texto caro Amigo Ademir.

    ResponderExcluir