domingo, 13 de novembro de 2016

Novembro, o Mês da Consciência Negra: Valeu ZUMBI!

Resultado de imagem para mês da consciência negra 
Imagem copiada do site: https://oprofessorweb.files.wordpress.com/2011/11/novemb11.jpg


Estamos em novembro, onde celebramos "O Mês da Consciência Negra", que busca intensificar, durante todo mês a questão do racismo no Brasil, fato real que a elite branca do Brasil tenta esconder, afirmando que vivemos numa "democracia racial". Pura mentira, pois o preconceito racial em nosso país continua persistindo e até mesmo crescendo. Às vezes ocorre de forma direta e até parece, em determinados momentos, "chocar" a sociedade, mais, também, ocorre de forma sutil. Em diversas ocasiões, o racismo está presente em atitudes ao nosso lado, mais algumas pessoas fazem de conta que não vê ou ainda não perceberam. O povo negro brasileiro continua sendo pisoteado em seus direitos, com a maioria resistindo de forma brava contra a violência policial que, a partir da cultura branca implantada na época da escravidão, trata o(a) negro(a) como sempre um suspeito em qualquer situação. O Estado Brasileiro foi formatado para atender a elite branca e o povo negro é, de modo geral, tratado com um ser de segundo espécie.
Esta realidade brasileira não mudou desde a escravidão e a Abolição da Escravatura, ou seja a famosa Lei Áurea, assinada pela Princesa Izabel em 13 de maio de 1988 não mudou tal situação, apenas acabou com a famigerada escravidão, mais manteve o povo negro excluído de todos bens sociais e sobrevivendo nas favelas, morros e alagados.
Anos após anos até o momento, pouco ou quase nada foi feito para mudar esta realidade, excetuando os últimos 12 anos, quando o governo brasileiro criou, a partir de demanda dos movimentos negros, políticas públicas de inclusão e promoção da igualdade racial, como é o caso das cotas raciais, que é tão combatida por alguns segmentos sociais e, que, atualmente, sofre risco de ser jogada no lixo pelo governo golpista de Temer.
Diante esta situação só podemos concordar e reafirmar que "13 de maio não é dia de negro", como bem afirma os movimentos negros, até porque o povo negro era livre e foi tornado escravo e não pode aceitar que sua "liberdade" foi dada por uma pessoa branca,
Sendo assim, em homenagem a ZUMBI DOS PALMARES, assassinado em 20 de novembro de 1695, celebra-se o Mês da Consciência Negra" em novembro, pois ZUMBI DOS PALMARES nunca aceitou ser um escravo e junto com outros(as) tantos constituiu o Quilombo dos Palmares, que resistiu anos após anos contra as diversas tentativas da elite branca da época de ser derrubado.
Viva ZUMBI e todos(as) negros e negras que lutaram contra a escravidão e continuam lutando até hoje por dignidade e uma sociedade realmente plural e sem exclusão.
Não podemos esquecer de afirmar que um pais onde há racismo, intolerância religiosa e outros preconceitos machistas, homofóbicos nunca poderá ser considerado democrático.








Nenhum comentário:

Postar um comentário