domingo, 7 de março de 2010

08 de março


Em uma conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, no ano de 1910, foi instituído “O Dia Internacional das Mulheres” a ser comemorado, anualmente, no dia 08 de março, homenageando um grupo de 130 trabalhadoras de indústrias têxtil que foram mortas devido ao incêndio criminoso de uma fábrica em Nova York, onde as mesmas ficaram presas devido a repressão de patrões e da polícia durante uma greve conduzida por mulheres, que exigiam redução da jornada de trabalho e igualdade salarial aos homens.
Durante estes 100 anos de comemoração do dia 08 de março, as mulheres vêem buscando fortalecer sua luta por uma vida com dignidade, visando ampliar seus direitos sociais e políticos, no combate ao preconceito e na busca de uma sociedade mais justa e humana.
Compreendo que a data tem um caráter especial, pois além de homenagear as trabalhadoras mortas nos Estados Unidos, as organizações das mulheres vão para ruas na luta por um mundo igualitário com os homens, denunciando as formas de exploração e de violência que sofrem em diversas partes do mundo.
Com as mulheres conquistando cada vez mais espaços na sociedade, se observa a necessidade de derrubar as barreiras de discriminações ainda existentes entre nós, logo os atos do dia 08 de março possuem, também, o papel educativo de mudar as mentes das pessoas, tanto das mulheres como dos homens, visando à equidade na relação de gênero, ainda tão distante entre nós.
O processo discriminante contra as mulheres no ambiente trabalho é apontado em diversos estudos ou pesquisas, mostrando que além da desigualdade salarial, elas possuem menores oportunidades de crescimento dentro da estrutura das empresas, e, em poucos casos, ocupam postos hierárquicos de grande importância.
Não podemos esquecer que a maioria das mulheres continuam sendo submetidas a dupla jornada de trabalho, tendo que assumir as tarefas domésticas por falta de apoio de seus companheiros ou por terem que assumir isoladamente a chefia da família.
As mulheres continuam passando por preconceitos culturais e sociais, que para as negras representa uma dupla discriminação em nosso país devido às questões raciais e de gênero, salientando que as mulheres afro-brasileiras sofrem limitações para conquista de emprego, mesmo aquelas que possuem níveis elevados de escolaridade.
Diariamente, as mulheres vêem lutando por seus direitos e o dia 08 de março significa um momento de reflexão sobre a necessidade de mudança urgente nas relações sociais no Brasil e no restante do mundo, buscando a superação da exploração e opressão de uma sociedade capitalista e machista.
Entendo que a luta das mulheres é também de todos nós, homens que acreditam na construção de uma sociedade mais justa e humana, que não será constituída sem a extinção de todas as formas de discriminações que existam entre nós.
Finalizo, deixando aqui uma homenagem especial para as mulheres que dedicaram suas vidas  na luta por um mundo igualitário e sem injustiças, saudando aquelas que continuam carregando esta bandeira por uma sociedade igualitária em diversas frentes, como família, escola, trabalho, contribuindo no processo de organização da classe trabalhadora nos sindicatos, movimentos e organizações populares do Brasil e do restante do mundo.

Um comentário:

  1. Parabéns, Ademir pela sua sensibilidade em relação a nossa luta que de fato é constante mesmo diante de tantas conquistas nos esbarramos em preconceitos diários, rotulando uma fraqueza inexistente em nossa capacidade. O contexto histórico que consagra nossa comemoração também nos lembra fatores tristes ainda existentes no meio de nossa sociedade.Por isso, lutar é necessário sempre.

    ResponderExcluir