domingo, 30 de maio de 2010

05 de junho

Estamos chegando ao dia 05 de junho, denominado “Dia Mundial do Meio Ambiente”, onde, novamente, em diversas partes do Planeta, diversos grupos sociais se mobilizarão para realizar eventos voltados para questões ambientais, sempre com objetivo de ampliar a consciência das pessoas sobre o tema e os problemas que assolam a humanidade.
Cada ano que se passa, observa-se a ampliação do número de atos de entidades governamentais e de diversos segmentos sociais, que já se estendem por toda semana e até pelo mês de junho em muitas cidades, demonstrando que o tema ambiental já vem fazendo parte da agenda de várias organizações pelo mesmo neste período.
Do ponto de vista global, posso afirmar que as comemorações do Dia no presente ano poderiam ter um significado mais positivo caso os resultados da COP-15 (15ª Conferência das Partes da Convenção de Mudanças Climáticas das Nações Unidas), realizada em Copenhague no final de 2009, fossem diferenciados dos obtidos, que chegou ao final sem que a humanidade pudesse celebrar um tratado para minimizar os efeitos decorrentes das mudanças climáticas e do aquecimento global.

Na busca da obtenção de maiores lucros, vários grupos capitalistas mundiais e nacionais não se inibem em sugar os recursos naturais até o limite máximo, sem se preocupar que os mesmos sofram riscos permanentes de destruição, deixando bem atual a seguinte frase de Gandhi: "A natureza pode suprir todas as necessidades do homem, menos a sua ganância".

Com a celebração do “Dia Mundial do Meio Ambiente”, deve ser ressaltado que o atual nível de consumo dos seres humanos é alarmante, levando a exploração demasiada de recursos naturais para produção de bens, que, em grande parte, são descartáveis ou tem tempo de vida útil limitado pela própria dinâmica da sociedade consumista, mantendo uma geração demasiada de resíduos, os quais não passam por um processo de reaproveitamento e reciclagem, sendo, em geral, depositados em locais inadequados.

Deve ser registrado que a visão de supremacia humana sobre a natureza nos levou ao atual estágio, no qual o meio ambiente sofre os efeitos negativos da ação de grande parte dos seres humanos, que buscam se apropriar dos recursos naturais, efetuando uma exploração irracional e sem limitações, ocasionando poluição e destruição de rios, mangues, matas, florestas, entre outros recursos, cujo resultado final será o risco de extinção da própria raça humana., acrescentando que tal visão leva as pessoas a viverem na busca da conquista de interesses individuais em detrimento aos interesses da coletividade.

Compreendo que há necessidade da reversão do atual quadro de degradação com máxima urgência, e para tanto, torna-se fundamental que seja ampliada a consciência ambiental das pessoas, que passa pela realização de trabalhos educativos permanentes e não pontuais como ocorre na maioria dos casos que observamos na atualidade.

Estes trabalhos educativos devem ser norteados pela utilização de instrumentos que respeitem a cultura e história da população envolvida, ressaltando, ainda, que os projetos e as ações implantados pelo poder público devem ser construídos com a contribuição da sociedade em todas suas etapas, fortalecendo a participação popular e contribuindo na construção de uma cidadania realmente ativa.

Entendo que os eventos do ”Dia Mundial do Meio Ambiente” nos traz um alento de que o agendamento do tema ambiental seja um compromisso diário de toda sociedade em um futuro próximo, o que nos levará as mudanças de hábitos de vida das pessoas, superando o modelo individualista e consumista e partindo para um estilo diferenciado de vida, onde haja a valorização da coletividade e do meio ambiente através de ações sustentáveis, garantindo a continuidade da espécie humana no Planeta.

3 comentários:

  1. MANDOU BEM ADEMIR.
    SÓ ACHO QUE CAPITALISTAS,COMUNISTAS E SOCIALISTAS DESTROEM NO MESMO TOM, OS DOS ISTAS(EGOÍSTAS). O MUNDO É DE TODOS, A TERRA É UMA SÓ E ESSAS DIVISÕES NÃO COLABORAM PARA COMPAIXÃO COM TODA A HUMANIDADE. TODO EXTREMO É EGO, E O AMOR COMO SUPERAÇÃO DO ATUAL PARDIGMA É UM CAMINHO EQUILIBRADO E NAO O EXTREMO. A ÉTICA DEVE IR ALÉM DA MENTE OU DOS CONCEITOS PRE FIXADOS, É NECESSÁRIO A COMPAIXÃO
    E APROFUNDAMENTO DE SI MESMO PARA IRMOS ALÉM DA
    SUPERFICIE ONDE SE ENCONTRA NOSSAS IDÉIAS E ISSO NÃO É NADA MAIS QUE DEPARTAMENTOS ORGANIZADOS DE CONCEITOS QUE ADORAMOS COMO VERDADE. PARA SUPERARMOS TANTOS CONFLITOS O CAMINHO É A HARMONIA OCULTA SUPERIOR A HARMONIA SUPERFICIAL DIZ HERACLITO.
    EVANDRO ARAÚJO

    ResponderExcluir
  2. Estamos na epoca de alertar, como o gande Vasconselos Sobrinho escreveu à 40anos atras que os tubarões viriam para a praia de Boa Viagem comer gente pois o seu berçario foi destrudo por SUAPE,a desertificação do semi-árido, erosão, está acontecendo as chuvas desababa de uma só vez (antigamente sabíamos a epoca da chuva do caju, manga)o ciclo natural da vida , enfim estamos na ERA da destruição PELO SER HUMANO, e não pela mudanças naturais ,a ACELERAÇÃO é provada pelos cientistas (ver relatório IPCC),esse modelo de desenvolvimento não nos serve e vivemos num país que poderia ser o LIDER MUNDIAL, em desenvolvimento limpo sustentável, PERDEMOS O JUIZO? estamos deixando um um problema muito grande para nosssos filhos e filhas será que eles vão conseguir RECUPERAR?
    EMILIA

    ResponderExcluir
  3. Olá Ademir

    Estou com vc na defesa dos recursos naturais, e da vida no planeta. O maior protagonista desta historia continua sendo o ser humano, a ele cabe educar sob este novo paradgma, de ser integrado e dependente desse sistema natureza. Somente acrescento que esta forma de pensar e agir deve ser normatizada e institucionalizada, com regras, controle, puniçoes e vigilancia permanente. Muitos passos já foram dados, bastam ser cobrados e postos em prática. Vamos lá amigo, a luta é nossa e de todos um grande abraço, Socorrinho

    ResponderExcluir