Será que podemos afirmar que alguém não tem “CONSCIÊNCIA AMBIENTAL”? Quais critérios se utilizam para uma afirmativa deste tipo?
A questão da consciência ambiental é um tema que merece uma reflexão entre nós, que temos a preocupação com a preservação do meio ambiente e o uso racional dos recursos naturais.
Certamente, ficamos cheio de indignação ao vermos uma pessoa jogando lixo no meio da rua, e, aí, sempre julgamos que essa pessoa possui uma consciência ambiental limitada.
Mas, o que precisamos refletir é o que leva uma pessoa tomar atitude deste tipo, assim como merece nossa reflexão porque, ainda, um número reduzido de pessoas se evolve na luta pela preservação ambiental?
O que está errado? As metodologias utilizadas nas ações educativas? O formato de abordagens sobre a temática ambiental? A falta de nitidez sobre as questões abordadas?
Compreendo que até o momento, os resultados obtidos nas ações educativas são muitos reduzidos, observando-se, que apesar de campanhas pelos meios de comunicação (rádio, televisão), muitas pessoas continuam, por exemplo, jogando lixo nos córregos, canais e rios, causando transtorno nos períodos chuvosos.
Este fato por si só, indica que muitas pessoas não se consideram sujeitos em campanhas educativas deste tipo, continuando com uma prática errônea, apesar de toda campanha para mudança de hábitos.
Considero que o aumento da consciência das pessoas se encontra relacionada com os resultados obtidos a partir das ações de trabalhos educativos, logo não podemos julgar nenhuma atitude, sem o conhecimento do nível de informações da pessoa sobre a temática ambiental.
Não podemos deixar de lembrar que dentro da sociedade capitalista há o incentivo para o individualismo, logo ao jogar o lixo na rua, muitas pessoas pensam que estão se livrando de um problema, não se preocupando com que será afetado por sua atitude.
Logo, as ações relacionadas a educação ambiental devem se centrar, também, na construção de um processo coletivo na sociedade, mostrando que vivemos em rede e o que atinge uma pessoa e o meio ambiente afeta toda humanidade.
É importante ressaltar que qualquer ação educativa só obterá resultados positivos se tiver como ponto de partida, a realidade das pessoas, utilizando uma metodologia participativa.
Neste sentido, julgamos necessário se verificar como as pessoas envolvidas em ações educativas compreendem a questão ambiental e se sentem inseridas no meio ambiente.
Com esta construção participativa, as ações educativas deverão, certamente, obter melhores resultados, garantindo, passo a passo, a ampliação da consciência ambiental das pessoas, em um estágio de mudanças de hábitos, que, certamente, ocasionará o aumento do número de defensores do meio ambiente, bem como a redução de atitudes prejudiciais para a preservação dos recursos naturais.
A questão da consciência ambiental é um tema que merece uma reflexão entre nós, que temos a preocupação com a preservação do meio ambiente e o uso racional dos recursos naturais.
Certamente, ficamos cheio de indignação ao vermos uma pessoa jogando lixo no meio da rua, e, aí, sempre julgamos que essa pessoa possui uma consciência ambiental limitada.
Mas, o que precisamos refletir é o que leva uma pessoa tomar atitude deste tipo, assim como merece nossa reflexão porque, ainda, um número reduzido de pessoas se evolve na luta pela preservação ambiental?
O que está errado? As metodologias utilizadas nas ações educativas? O formato de abordagens sobre a temática ambiental? A falta de nitidez sobre as questões abordadas?
Compreendo que até o momento, os resultados obtidos nas ações educativas são muitos reduzidos, observando-se, que apesar de campanhas pelos meios de comunicação (rádio, televisão), muitas pessoas continuam, por exemplo, jogando lixo nos córregos, canais e rios, causando transtorno nos períodos chuvosos.
Este fato por si só, indica que muitas pessoas não se consideram sujeitos em campanhas educativas deste tipo, continuando com uma prática errônea, apesar de toda campanha para mudança de hábitos.
Considero que o aumento da consciência das pessoas se encontra relacionada com os resultados obtidos a partir das ações de trabalhos educativos, logo não podemos julgar nenhuma atitude, sem o conhecimento do nível de informações da pessoa sobre a temática ambiental.
Não podemos deixar de lembrar que dentro da sociedade capitalista há o incentivo para o individualismo, logo ao jogar o lixo na rua, muitas pessoas pensam que estão se livrando de um problema, não se preocupando com que será afetado por sua atitude.
Logo, as ações relacionadas a educação ambiental devem se centrar, também, na construção de um processo coletivo na sociedade, mostrando que vivemos em rede e o que atinge uma pessoa e o meio ambiente afeta toda humanidade.
É importante ressaltar que qualquer ação educativa só obterá resultados positivos se tiver como ponto de partida, a realidade das pessoas, utilizando uma metodologia participativa.
Neste sentido, julgamos necessário se verificar como as pessoas envolvidas em ações educativas compreendem a questão ambiental e se sentem inseridas no meio ambiente.
Com esta construção participativa, as ações educativas deverão, certamente, obter melhores resultados, garantindo, passo a passo, a ampliação da consciência ambiental das pessoas, em um estágio de mudanças de hábitos, que, certamente, ocasionará o aumento do número de defensores do meio ambiente, bem como a redução de atitudes prejudiciais para a preservação dos recursos naturais.
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