segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Ser ou ter?

Ser ou ter?
A sociedade vive em um momento crucial, aonde qualquer decisão tomada tem sérias repercussões para o futuro da humanidade, sejam elas no sentido positivo ou negativo.
É nesta idéia que se baseiam aqueles que defendem um “desenvolvimento sustentável”, compreendendo que as ações humanas devem se centrar no uso racional dos recursos naturais, garantindo que as próximas gerações possam usufruir de tais recursos.
Nesta situação, é preciso perguntar até que ponto a humanidade se encontra comprometida com a idéia de “desenvolvimento sustentável” ou se encontra numa espécie de “faz de conta”?
Aqui não falamos em teoria e sim em ação prática, que cada um de nós necessita fazer no dia adia.
A garantia de um “desenvolvimento sustentável” não pode ocorrer com o atual nível de consumismo que é mantido na sociedade, onde muitas pessoas sempre vivem querendo ter sempre mais.
Observamos esta situação, por exemplo, no processo que algumas pessoas de troca de aparelho celular em uma freqüência cada vez mais rápida, presas ao padrão de consumo definido pelas empresas produtoras de tais equipamentos e pelas operadoras de telefonia. Esta troca cada vez mais rápida de aparelho, busca atender a uma necessidade real ou ao modo consumista da sociedade?
Este consumismo é também observado na rapidez da troca de alguns aparelhos eletrônicos, que cada vez , são descartados com uma maior rapidez, levando a geração de novos produtos, que, naturalmente, necessitam de recursos naturais para sua produção.
Vemos, então, que vivemos na sociedade do “TER”, onde as idéia de se ampliar os “nosso bens’ e cada vez maior parra o ser humano.
Aqui, não estou defendendo que cada pessoa não tenha o desejo e vontade de efetuar a aquisição de determinado bem, mas que realize uma reflexão se, realmente, se tal aquisição é fundamental para sua vida e que impacto pode ser causado para o meio ambiente com aquela aquisição e descarte de outro produto, se for o caso.
Realizando essa reflexão, poderemos, no mínimo, verificar que medidas tomar para diminuir o consumismo na sociedade e contribuir com o uso racional dos recursos naturais.
Compreendo que esta concepção deve ser construída passo a passo, reconhecendo as limitações impostas pela própria sociedade de consumo, tanto por questões sociais, culturais. econômicas, entre outras, porém, diariamente, necessita se irrigada com as ações práticas sustentáveis, que depende de cada um ou uma de nós.
Agindo desta forma, estaremos saindo da idéia da sociedade do “TER” e tentando construir a sociedade do “SER”, onde cada pessoa se veja como parte de uma construção coletiva, na qual as pessoas possam vencer os obstáculos para um melhor relacionamento entre elas e com o meio ambiente.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário