Uma das questões fundamentais para o meio ambiente se trata da realização de ações de educação ambiental, que proporcione a mudança de hábitos e costumes da população.
As ações de educação ambiental necessitam estar norteadas pela realidade da população envolvida com as mesmas, pois do contrário não se obterá resultados satisfatórios, não ocasionando as mudanças de práticas prejudiciais ao meio ambiente.
A educação ambiental deve e necessita da permanente participação da população envolvida, os quais devem ser atores de todo processo, assumindo tudo aquilo que for planejado e executado.
Sendo assim, compreendo que ao se falar em educação ambiental em qualquer comunidade, o primeiro passo a ser tomado é tomar conhecimento sobre as pessoas envolvidas com o trabalho, devendo este conhecimento se realizar de forma participativa com tais pessoas.
A partir deste conhecimento, deve-se iniciar a construção de todo processo, discutindo os objetivos a serem alcançados com o trabalho de educação ambiental, sensibilizando as pessoas para se fazer presentes nas atividades.
Superada a faz de definição coletiva dos objetivos, se deve discutir os instrumentos a serem utilizados e a linguagem dos materiais a serem produzidos, etapa fundamental para obtenção dos resultados da ação.
Observa-se, então, que o corpo técnico envolvido com este processo, necessita ter a humildade de escutar a população, não querendo impor ”sua sabedoria”, pois um processo como este, é uma aprendizagem coletiva, onde todos e todos(as) envolvidos(as) aprendem e ensinam.
Compreendo, ainda, que qualquer ação não norteada em etapas como as descritas acima, é um trabalho educativo, mas contradiz com a idéia de uma ação de educação ambiental.
Sem querer ser um crítico feroz, não podemos aceitar como ação de educação ambiental, trabalhos como a distribuição de panfletos, a exibição de vídeos de realidades diferentes daquela vividas pelas pessoas participantes de determinado evento e até mesmo a elaboração e distribuição de cartilhas enxertadas de termos técnicos, que a população não consegue compreender.
A educação ambiental deve, antes de tudo, ser um instrumento para que a população envolvida compreenda o seu papel nas transformações sociais que o mundo necessita, para que seja revertido o quadro de injustiças e exclusão, onde só uma minoria se beneficia dos recursos extraídos da natureza.
Finalizando, ressaltamos que com efetivas ações de educação ambiental, poderemos realmente contribuir uma melhor qualidade do meio ambiente, onde os recursos naturais sejam utilizados de forma sustentável por toda população e preservados para futuras gerações.
As ações de educação ambiental necessitam estar norteadas pela realidade da população envolvida com as mesmas, pois do contrário não se obterá resultados satisfatórios, não ocasionando as mudanças de práticas prejudiciais ao meio ambiente.
A educação ambiental deve e necessita da permanente participação da população envolvida, os quais devem ser atores de todo processo, assumindo tudo aquilo que for planejado e executado.
Sendo assim, compreendo que ao se falar em educação ambiental em qualquer comunidade, o primeiro passo a ser tomado é tomar conhecimento sobre as pessoas envolvidas com o trabalho, devendo este conhecimento se realizar de forma participativa com tais pessoas.
A partir deste conhecimento, deve-se iniciar a construção de todo processo, discutindo os objetivos a serem alcançados com o trabalho de educação ambiental, sensibilizando as pessoas para se fazer presentes nas atividades.
Superada a faz de definição coletiva dos objetivos, se deve discutir os instrumentos a serem utilizados e a linguagem dos materiais a serem produzidos, etapa fundamental para obtenção dos resultados da ação.
Observa-se, então, que o corpo técnico envolvido com este processo, necessita ter a humildade de escutar a população, não querendo impor ”sua sabedoria”, pois um processo como este, é uma aprendizagem coletiva, onde todos e todos(as) envolvidos(as) aprendem e ensinam.
Compreendo, ainda, que qualquer ação não norteada em etapas como as descritas acima, é um trabalho educativo, mas contradiz com a idéia de uma ação de educação ambiental.
Sem querer ser um crítico feroz, não podemos aceitar como ação de educação ambiental, trabalhos como a distribuição de panfletos, a exibição de vídeos de realidades diferentes daquela vividas pelas pessoas participantes de determinado evento e até mesmo a elaboração e distribuição de cartilhas enxertadas de termos técnicos, que a população não consegue compreender.
A educação ambiental deve, antes de tudo, ser um instrumento para que a população envolvida compreenda o seu papel nas transformações sociais que o mundo necessita, para que seja revertido o quadro de injustiças e exclusão, onde só uma minoria se beneficia dos recursos extraídos da natureza.
Finalizando, ressaltamos que com efetivas ações de educação ambiental, poderemos realmente contribuir uma melhor qualidade do meio ambiente, onde os recursos naturais sejam utilizados de forma sustentável por toda população e preservados para futuras gerações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário