domingo, 20 de setembro de 2009

Esforço coletivo

Se olharmos ao nosso redor, como resolver as agressões que observamos sobre o meio ambiente?
Esta pergunta deverá ter respostas diferenciadas de pessoa para pessoa, dependendo de diversos fatores, como econômico, político, social, religioso, entre outros, dependendo , da concepção de mundo que cada um de nós tenha, refletindo a dinâmica da sociedade, constituída do choque de conflitos e interesses.
Como não poderemos esperar que seja obtida uma resposta unânime, precisamos ver como se encontrar uma solução que possibilite a preservação dos recursos naturais.
Como a sociedade é feita de pessoas de concepção diferenciadas, existem as leis para definir as soluções para os casos conflitantes, o que, naturalmente, se observa no caso das questões ambientais.
È importante lembrar que qualquer legislação é baseada na ideologia dominante da sociedade e, no nosso caso, todas leis se baseiam na ideologia burguesa da sociedade capitalista, buscando, na sua essência, manter os interesses da classe dominante e não da classe trabalhadora.
Sendo assim, apesar de algumas restrições, a concepção da legislação ambiental, como qualquer outra legislação, se baseia na ideologia burguesa.
Bem, voltando a nossa pergunta inicial, verificamos que a solução para os problemas ambientais depende da interpretação dada a legislação existente, mas, principalmente, depende da dinâmica de envolvimento da sociedade em busca de soluções para cada caso.
A sociedade não pode esperar que a solução venha sempre de cima para baixo, devendo se mobilizar permanentemente para discutir seus problemas e propor as medidas necessárias para solucionar os danos ambientais por ventura detectados.
A consciência ambiental de toda população depende deste tipo de debate, que não pode ficar centrada em um número reduzido de pessoas, geralmente aqueles que se autodenominam de “lideranças”, mas que, em muitos casos, querem utilizar as demais pessoas como massas de manobra, sem aprofundar a discussão com todos.
Finalizando, observamos que a problemática ambiental necessita do esforço de toda sociedade para que possamos encontrar as soluções que atendam o interesse da maioria da população e se tenha uma boa qualidade ambiental.

Um comentário:

  1. Olá Ademir,

    Achei muito interessante esse texto onde fazes a reflexão sobre o esforço coletivo para um bem comum.
    Ótima tua análise sobre as questões ambientais pela ótica do perfil predominante da sociedade em questão.
    Uma visão clara e sem rodeios.
    UmA braço,
    Simone

    ResponderExcluir