sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Qual sua opção: tolerância ou intolerância?

Você tem tolerância religiosa?
Em outras palavras, qual teu comportamento diante uma pessoa tenha uma religião diferente da sua?
Antes de responder, seria interessante que você fizesse uma reflexão, sobre o que poderia ter acontecido com você, caso:
- Fosse um(a) seguidor(a) de Jesus Cristo no início do cristianismo;
- Não professasse a religião católica na época da Inquisição;
- Fosse de origem judaica e estivesse na Alemanha na época do Holocausto
Bem, como você deve conhecer de História, já sabe o que poderia ter acontecido em todos estes casos, onde verificamos exemplos concretos da falta de respeito pela opção religiosa de outras pessoas, ou seja, ao longo do tempo, temos diversos casos de perseguições por motivos religiosos, incluindo, naturalmente, aquelas pessoas que ateístas.
Na atualidade, encontramos, ainda, pessoas que têm uma postura semelhante,, numa prática denominada.de INTOLERÂNCIA RELIGIOSA, onde não há respeito pela opção no tocante a religião de outras pessoas, querendo impor uma crença de qualquer forma.
Certamente, você irá fazer referência à relação entre judeus e palestinos, que representa um exemplo de intolerância religiosa junto com outros interesses, inclusive o econômico, mas, podemos voltar, também, os olhos para nosso país e perguntar: Como é nosso comportamento no tocante a este assunto?
Será que, no Brasil, aceitamos a opção religiosa das outras pessoas?
Na minha avaliação, infelizmente, vejo que não, pois, ainda, se observa descriminação e preconceito, que pode ser comprovado, em atos contra diversas religiões, com destaque, principalmente, por atitudes de algumas religiões cristãs contra os componentes do candomblé e de outras religiões afro-brasileiras.
Verificam-se, então, a tentativa de descaracterização das religiões afro-brasileiras, utilizando diversos mecanismos e com termos pejorativos, não se vendo que do outro lado, aonde se tem uma pessoa semelhante, que é oprimida por professar sua crença religiosa.
É interessante observar que muitas pessoas nem conhecem as práticas das religiões afro-brasileiras, mas afirmam, de forma categórica, que as mesmas vivem só praticando a maldade contras pessoas. Aqui, é importante lembrar que a prática do mal independe da crença religiosa, ou não é?
Outra forma de discriminação as religiões afro-brasileiras é afirmativa que seus cultos provocam a destruição das matas e dos cursos de água, o que, em muitos casos, não condiz com a realidade, lembrando que diversos representantes destas religiões defendem a realização dos cultos de forma sustentável, ressaltando a ligação dos orixás com a natureza, e, com uma reflexão imparcial, se verá que a degradação ambiental tem outros responsáveis, independente de práticas religiosas.
Compreendo que há necessidade de mudanças de posturas, buscando uma convivência pacífica das pessoas, independente de crenças religiosas, combatendo as formas de discriminação e preconceito de fundo religioso e vendo as outras pessoas como semelhantes.
Bem, agora, sugiro que você responda a pergunta inicial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário